terça-feira, 22 de maio de 2012

PARÁBOLA DO BOM SAMARITANO

Material Necessário
  • 6 copos plásticos (1 para cada personagem)
  • Canetinha de retroprojetor (preta e vermelha)
  • Garrafa plástica de água de 500ml (será o cavalo)
  • Caixa de sapato (será a hospedaria)
  • moedinhas de chocolate ou notinhas de papel (para representar dinheiro)
  • Pedaço pequeno de Pano ou gaze  (para passar o álcool em Gel para limpar a canetinha depois)
  • Álcool Gel (Para limpar a canetinhade retroprojetor)
  • Band-aid


1- Ladrão
2- Sacerdote
3 - Levita 
4 - Samaritano
5 - Hospedeiro
 
6- Rapaz que foi ajudado pelo Samaritano  (Esse vcs fazem uma cara feliz de um lado e a triste do outro, e as marcas vermelhas deixa pra fazer no decorrer da história)

Hora da História
 
Para contar a história, use o copo do rapaz e coloque no gargalo da garrafa d'água, como se a garrafa fosse um cavalo.  E imite o som do cavalo, pedindo para que as crianças façam o barulho do trote.
Conte que há muito tempo atrás, um homem (tome cuidado de não mostrar a parte em que ele está machucado) viajava por uma estrada montado em seu cavalo, quando de repente foi surpreendido por um ladrão. Coloque um ao lado do outro, simule uma briga , faça o ladrão levar o cavalo do moço e mostre o rapaz todo sujo e arranhado. Nesse momento, conte às crianças que o ladrão levou o cavalo e que bateu tanto no moço que ele quase morreu. (nesse momento, faça com a caneta vermelha as marcas de sangue).
 
Depois, siga contando a história , falando sobre o sacerdote, o levita e o samaritano. Para cada um que passar na estrada use a mesma garrafa de água do começo e peça que a cada entrada eles façam o barulho do cavalo, batendo com as mãos na perna, e você faça o "pocotó, pocotó, pocotó".
Ande com o cavalo de um lado para o outro, passando pelas crianças, até se deparar com o rapaz machucado e caído. (eu contei a história usando uma mesa de base, enquanto andava pela sala).
Faça o caminho com o sacerdote e com o levita, fazendo comentários como se eles tivessem medo, ou que preferiram ignorar... (explique quem era o sacerdote e quem era o levita, só para que eles entendam que eram pessoas cultas e que conheciam a palavra de Deus)

Bom, quando chegar na parte do samaritano, coloque o pano/ ou gaze molhado com o álcool gel dentro do copo, e o copo sobre a garrafa d'água. Na hora em que ele encontrar com o moço ferido, tire o pano do copo e limpe os ferimentos (cuidado para não remover com o álcool os olhos e a boca, enxugue somente as lágrimas e o ferimento).

Depois, coloque um copo dentro do outro e os dois sobre o cavalo, explicando que o samaritano cuidou dele e em seguida leve-o até a caixa de sapato (que no caso, será a hospedaria).
Se quiser, faça desenhos de janela ou do letreiro, (não reparem no exemplo, está bem tosco, rs.. é só para entenderem a mensagem)
 
Dentro da caixa, você já deverá ter colocado o hospedeiro. Faça ele descer do cavalo, abrir a porta e colocar o moço ferido lá dentro... 


Depois, mostre que o homem voltou e entregou dinheiro (use as moedas de chocolate ou o dinheirinho de papel) para reforçar o cuidado que o samaritano teve com aquela vida. 
E faça um paralelo com os outros dois personagens, mostrando às crianças que embora eles falassem de Deus e conhecesse a sua palavra, eles não mostraram através de suas atitudes que amavam a Deus.

Fale com as crianças que quando conhecemos a Jesus devemos sempre fazer o bem, repartindo nosso brinquedo com o amigo, que não devemos xingar, brigar ou bater, que devemos sempre respeitar os pais. Que devemos mostrar que amamos a Jesus com as nossas ações, através do nosso comportamento, sem julgar, e que devemos agir da mesma forma que fez o samaritano. Ele parou para ouvir o que tinha acontecido, sem antes apontar o dedo ou ficar imaginando coisas. 
 
No caso desse homem ferido e caído na estrada, nós poderíamos ter pensado muitas coisas (deixe as crianças falarem), que ele era louco, que ele tinha bebido muito e por isso estava caído, que ele tinha uma doença séria e as pessoas tinham medo de se aproximar dele, etc,  e que quem cumpriu o mandamento foi o homem que demonstrou seu amor, ajudando-o da forma que ele podia, com os recursos que ele tinha.
 


 

23 comentários:

  1. Fantástico! Que Deus a abençõe e continue capacitando-a! Vou usar a idéia ;)

    ResponderExcluir
  2. muito legal a ideia, usarei na escola dominical!!

    ResponderExcluir
  3. Amei a maneira vou usar na minha aula!Deus abençoe!

    ResponderExcluir
  4. Vou fazer amanhã!
    Obrigada pela idéia.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns você é muito criativa,adorei tua ideia.

    ResponderExcluir
  6. Eu amei. Deus continue lhe dando lindas idéias. ��

    ResponderExcluir
  7. Simplesmente maravilhosa a forma de abordar a história. Simples completa e perfeita pra as crianças compreenderem. Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  8. Gostei bastante da ideia,vou tentar fazer para a minha próxima aula;Deus abençoe😘❤

    ResponderExcluir
  9. Amei seu trabalho. Farei hoje com os pequenos do maternal. Sou de Olinda-PE. Deus continue abençoando. Bjs

    ResponderExcluir
  10. Amei que Deus abençoe e continua ti capacitando

    ResponderExcluir
  11. Muito bom esse dinâmica , que Deus continue te abençoando sempre a sua vida. Eu tava precisando de uma dinâmica com essa pregação que não precisa gastar muito, porque eu não posso gastar.

    ResponderExcluir
  12. Uau ameiii essa idéia,irei usa na segunda feira na escola com os alunos, Deus continue abençoando sua vida

    ResponderExcluir
  13. Amei vou usar no meu ta assim que eu poder

    ResponderExcluir
  14. Bem interessante, e o recurso além de acessível e sustentável. Obrigada por compartilhar, Deus continue te usando,bjs

    ResponderExcluir